Firjan IEL lança ‘Programa + Gestão’ para indústrias setores gráfico e moveleiro

A Firjan IEL , em parceria com a Gerência Geral de Planejamento e Marketing, iniciou em 05/09 o Programa + Gestão, promovendo, por meio de uma metodologia diferenciada, consultoria e capacitação para 10 empresas dos setores gráfico e moveleiro.

Trata-se de um programa piloto, em que o lean, em conjunto com a gestão da transformação, direciona a uma visão que permite explorar as melhorias internas e oportunidades externas do negócio.

“Adaptar-se à transformação da indústria 4.0 é fator competitivo. Vemos esse programa como uma grande oportunidade de qualificarmos os gestores para sermos mais produtivos”, aponta Carlos Di Giorgio, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf) e proprietário da gráfica J. Di Giorgio & Cia.

Ricardo Guadagnin, fundador da D&C Móveis, atenta para a necessidade de repensar os modelos de negócios para melhor atender aos clientes: “Como a lógica lean foca no ponto de vista do consumidor, acreditamos que o programa trará resultados competitivos, não só de produtividade, mas também na melhoria da entrega do nosso produto ao consumidor final”.

+ Gestão
O programa, que acontece de setembro de 2018 a junho de 2019, permitirá que as empresas tenham mais produtividade e um melhor posicionamento frente aos desafios e oportunidades do mercado, iniciando um novo mindset por meio de um modelo de gestão que considera o negócio, a transformação lean, o caminhar para ideação e a concretização dos resultados. “A ideia é aprender fazendo e conseguir otimizar processos de gestão”, informa Myriam Marques, gerente de Capacitação Empresarial da Firjan IEL.

Ela explica ainda que a iniciativa, para guiar o novo comportamento dos líderes e colaboradores, conta com um módulo específico de “Liderança Lean” para permitir que as empresas consigam sustentar uma transformação contínua para toda a fábrica.

Depois da conclusão desse piloto, o programa fará parte do portfólio da Firjan IEL, podendo ser ofertado para outras empresas.