Firjan recebe Rodrigo Maia para debater pleitos prioritários da indústria

A Firjan recebeu, nesta segunda-feira (10/02), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para encontro com empresários. O objetivo foi debater a importância da conclusão das reformas estruturais para retomada da economia brasileira. Durante a ocasião, pleitos prioritários da indústria referentes a infraestrutura, trabalho, economia, saneamento básico e questões tributárias foram entregues a Maia por presidentes dos Conselhos Empresariais da federação.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, ressaltou como principal conquista de 2019 a aprovação da reforma previdenciária e elencou alguns pontos de preocupação da indústria fluminense para 2020. “Consideramos fundamental a aprovação da reforma tributária, incluindo estados e municípios. Outras três prioridades estão no tema da despesa pública, na arrumação do estado brasileiro e de seus gastos. Estão nesta conta enfrentar a questão do pacto federativo, fazer a reforma administrativa e completar a da Previdência para estados e municípios. Os desafios estão dados, e temos uma janela de oportunidades para resolvê-los”, frisou.

O deputado Rodrigo Maia se comprometeu a concentrar esforços na aprovação da reforma tributária. “Esperamos vê-la aprovada na Câmara nos primeiros cinco meses do ano, junto com a reforma administrativa. É preciso criar um novo sistema tributário; este é o único caminho para o crescimento sustentável do país. A reforma vai gerar receita, empregos e atrair investidores”, salientou.

Maia também falou sobre a importância da abertura econômica. “Precisamos aumentar a nossa concorrência, cobrando do setor produtivo maior produtividade, qualidade e melhores preços. Mas isso tudo só será possível após a conclusão das reformas estruturais”, analisou.

Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente; Celso Dantas, presidente do Conselho Trabalhista e Sindical; Mauro Viegas, presidente do Conselho de Infraestrutura; Sérgio Duarte, presidente do Conselho de Economia e vice-presidente da Firjan; e Sergei Lima, presidente do Conselho de Assuntos Tributários foram responsáveis por entregar os documentos a Maia.

Além do presidente da Câmara, também estiveram presentes no encontro os deputados federais Hugo Leal, Sargento Gurgel, Vinícius Farah e Christino Áureo; a deputada estadual Martha Rocha; o secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho; e o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro.