Voltar a notícias

Novo serviço ajudará empresas a cumprirem Norma de Desempenho

O Sistema FIRJAN lançou um serviço para ensaio de campo acústico. A novidade servirá à cadeia produtiva da construção civil, que precisa atender à ABNT NBR 15575 – também conhecida como Norma de Desempenho –, em vigor desde julho de 2013.

Oferecido pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental, o ensaio mede, nos canteiros de obras ou em protótipos, o isolamento acústico de paredes, fachadas e pisos de acordo com os critérios da norma. A NBR 15575 estabelece níveis de performance e parâmetros técnicos para vários requisitos importantes em uma edificação, tais como desempenho acústico e térmico, durabilidade, vida útil e segurança estrutural e contra incêndios.

“Esse ensaio ajudará a fortalecer a construção civil fluminense, já que possibilita condições para que as empresas cumpram os requisitos, considerando-se que não há uma rede de laboratórios no estado que atenda ao setor”, afirma Roberto da Cunha, especialista em Desenvolvimento Setorial da FIRJAN. O serviço atenderá a empresas de todo o estado do Rio, com equipamentos de alta tecnologia e equipe técnica qualificada.

Investimentos para o setor

Ainda este ano, está prevista a inauguração, no SENAI Três Rios, de um laboratório com oferta ampla de serviços para a construção civil, em especial de ensaios relacionados a Norma de Desempenho. Atualmente, a FIRJAN já oferece uma série de ensaios tecnológicos voltados para as indústrias de cerâmica vermelha, concreto e tintas imobiliárias.

Para Luis Lima, diretor do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Vale do Paraíba (Sindcer-MVP), tanto o novo serviço quanto o novo laboratório são importantes para empresas e sociedade: “Não é incomum observar conflitos por causa de barulho, principalmente em apartamentos. Essa ação vai ajudar a diminuir esse problema”.

Roberto Kauffmann, presidente do Conselho Empresarial da Indústria da Construção, do Sistema FIRJAN, explica que o novo serviço é uma demanda do setor, que precisa atender às exigências da NBR 15575. “Essa norma é muito importante, pois garante conforto, estabilidade e segurança em uma edificação residencial e seus sistemas”, explicou Kauffmann, que também preside o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio).

O lançamento oficial do serviço aconteceu em 27 de abril, durante a Reunião Setorial da Construção Civil.

Mais informações sobre o ensaio de campo acústico pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 0800 0231 231 e 4002 0231.